SOBRE O CURSO
OBJETIVO
Curso Oficial de Introdução ao Capability Maturity Model Integration Service (CMMI-SVC) mais o suplemento do Capability Maturity Model Integration Development (CMMI-DEV) dará um entendimento aprofundado quanto à importância da existência de processos definidos em uma organização e os motivos para a busca da melhoria de processos usando como base as melhores práticas para o desenvolvimento de projetos, produtos e serviços considerando as boas práticas dos modelos CMMI Service e CMMI Development.
Os participantes irão compreender a arquitetura e conceitos destes dois modelos CMMI (níveis de maturidade, áreas de processo, metas e práticas), obterão o conhecimento sobre os componentes das áreas de processos dos mesmos, visando a aplicação prática de seus princípios em suas organizações, bem como ficando aptos a integrar equipes de avaliação que exijam o CMMI Service and Development como modelo de referência (segundo método Standard CMMI Appraisal Method for Process Improvement – SCAMPI).
Como diferencial deste curso, abordaremos os princípios do uso de métodos agéis com aderência ao CMMi SVC e DEV. Além de abordagens de implementação multi-modelos (CMMi, MPS.BR e outras) de melhoria de processo organizacional.
CONTEÚDO DO CURSO
-
Conceitos de Melhoria de Processo e o CMMI.
-
Visão geral dos componentes do modelo CMMI.
-
Níveis de maturidade e de capacidade.
-
As representações “contínua” e “por estágios”.
-
As 22 Áreas de Processo do CMMI- DEV.
-
As 24 Áreas de Processo do CMMI-SVC.
-
Entendendo o relacionamento entre as Áreas de Processo.
-
Interpretando e Aplicando o CMMI.
-
Carga Horária: 24 horas (3 dias)
PÚBLICO ALVO
-
Profissionais interessados na melhoria de processos de software e serviço.
-
Executivos e gerentes de desenvolvimento de projetos e produtos em geral.
-
Membros do grupo de processos (SEPG/EPG).
-
Gerentes e líderes de projetos.
-
Responsáveis pela melhoria contínua de processos.
-
Profissionais de qualidade em geral.
-
Profissionais que irão participar de avaliações oficiais com base nos modelos CMMI® DEV e/ou SVC – este curso é pré-requisito para esta participação.
-
Demais interessados.
PRÉ-REQUISITOS
-
Os participantes devem ter conhecimento básico de inglês para leitura (o curso será ministrado em português por instrutora brasileira).
CERTIFICADO
-
O certificado de participação no curso será providenciado após confirmarmos o pagamento do evento, a assinatura na lista de presença (com frequência mínima de 85%) e recebermos as avaliações individuais do referido curso.
-
Este curso habilita seus participantes a participar de:
-
Avaliações Capability Maturity Model Integration Service; e
-
Avaliações Capability Maturity Model Integration Development.
INSTRUTORA
PhD Ana Cristina Rouiller
Doutora em Engenharia de Software, professora e pesquisadora da UFRPE, pesquisadora convidada da Sourbonee Univérsite – Paris, consultora em implementação de melhoria de processos segundo os modelos ISO, CMMI e MPS.BR (entre outros).
Com mais de 25 anos de experiência em Engenharia de Software tem atuado no mercado auxiliando as empresas (principalmente pequenas e medias) a conquistarem a excelência em desenvolvimento de software. Atuou como consultora em mais de 500 empresas distribuídas por todas as regiões do Brasil, Europa, Africa e EUA.
Ana Rouiller é credenciada pelo SEI-Software Engineering Institute como Instrutora e avaliadora do modelo CMMI. Também é credenciada pelo SOFTEX como avaliadora líder, implementadora e instrutora do modeloMPS.BR, sendo uma das editoras Editora do Guia Geral versão 1.1 e 1.2 do MPS.BR.
Ana Rouiller atua também como pesquisadora em Qualidade de Software, Melhoria de Processo e Gerência de Projetos, Gerencia de Projetos e Serviços impulsionando principalmente o desenvolvimento de empresas brasileiras rumo ao sucesso e excelência. Foi uma das criadoras e organizadora do movimento ProQualiti, que formou mais de 1000 especialistas no Brasil na área de Engenharia e Qualidade de Software. Por este movimento, Ana Rouiller recebeu dois prêmios Dorgival Brandão da Qualidade, dado pelo MCT a projetos de destaque no Brasil. Ana Rouiller também e editora chefe da revista ProQualiti, uma das únicas revistas brasileiras especializadas no tema.