Nosso Propósito

Gerar Abundância.

 Nossos Princípios

1º Princípio:  Gerar abundancia por meio de negócios justos, éticos e mutuamente benéficos. E após crescer e ter acumulado, é dividindo a fartura que geramos mais prosperidade.

2º Princípio:  O altruísmo deve ser uma regra, pois quando todos na empresa pensam um no outro, ocorre a cooperação e o crescimento.

3º Princípio:  A causa e o efeito, como a lei da gravidade, existem leis que regem a existência do ser humano, uma delas é a da causa e efeito – você colhe o que planta.  Todas as partes devem saber que se não plantarem corretamente, com a semente correta nada dará certo.

4º Princípio:  Somos todos um! Todo ser humano tem dentro de si uma força criadora. Essa força une a humanidade. Cada pessoa deve perceber que o sucesso da empresa depende da atuação de cada individuo

5º Princípio:  Saia da zona de conforto! O ser humano precisa estar constantemente se desenvolvendo, aprendendo, evoluir é estar constantemente, metodicamente, saindo da zona de conforto.

 

Nossa Missão

Promover desempenho, gerando abundância e prosperidade nos ecossistemas em que atuarmos.

 Nossa História

A SWQuality Consultoria e Sistemas iniciou suas atividades no ano de 2003 em Minas Gerais. Atualmente está sediada em Recife (PE) e com bases de apoio em Salvador (BA) Brasília (DF), Campinas (SP), Belém (PA), Goiânia (GO) e Maringá (PR).

É constituída por um grupo de consultores e avaliadores que atuam em todas as regiões do país oferecendo serviços de consultoria para a melhoria de processo de software, baseados em modelos ou metodologias de referência (CMMI, MPS.BR, RUP, ISO/IEC12207, ISO/IEC 15504, SCRUM, XP, ITIL e outros), alinhados às melhores práticas de Engenharia de Software e Serviços, Também oferece cursos de capacitação em diversas áreas relacionadas ao desenvolvimento de software e serviços, in company ou a distância.

Possui em sua equipe consultores seniores e avaliadores com mais de 25 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação e que atuam ou atuaram em grandes empresas, públicas e privadas, conduzindo e liderando projetos de software, equipes de melhoria de processo e atividades de qualidade de software. Todos são profissionais com alto grau de formação, mestres e doutores em sua maioria, e ampla experiência prática de mercado na área de desenvolvimento de software e serviços.

A metodologia de trabalho da SWQuality está constantemente evoluindo em busca soluções eficientes para os problemas e dificuldades encontrados no dia-a-dia do desenvolvimento de software e serviços de seus clientes. Mais do que uma consultoria para a avaliação, a SWQuality trabalha sempre com o foco nos resultados de negócio para o cliente. Obter sucesso em uma avaliação baseada em modelos de referência, como por exemplo, CMMI ou MPS.BR, é apenas uma consequência do trabalho de melhoria que a SWQuality desenvolve junto aos seus clientes.

Seus diferenciais estão baseados na competência e profissionalismo de sua equipe, no compromisso com a busca por resultados e a proximidade com o cliente. Com aproximadamente 500 clientes espalhados entre os diversos estados brasileiros, a SWQuality tem trabalhado cada vez mais para conquistar novos clientes e para manter o alto nível de fidelização que possui.

Em comprovação a esta experiência citamos abaixo alguns trabalhos já realizados em empresas de desenvolvimento de software e serviços do Brasil:

  • Scrum e métodos ágeis – Fomos pioneiros no uso de método ágeis nas empresas de software e serviço.
  • Startup – Partipamos ativamente do movimento Startup, tendo vencido vários Startup Weekends, e atualmente temos uma Startup sendo incubada no Chile (Lotebox).
  • Proqualiti – Formamos mais de 1.500 alunos em cursos de pós-graduação, e mais de 10.000 pessoas em diversas modalidades de formação profissional.
  • Proqualiti – Participamos do grupo de pesquisa que tem publicado textos, livros, e revistas a respeito de processos de melhoria da qualidade do software nacional.
  • Software By Maringá – Atuação junto as entidades e APL para a implementação de ações de articulação, organização produtiva, pesquisa e desenvolvimento, entre outras ações (softwarebymaringa.com.br).
  • Farol Digital – Implementação projeto de Melhoria da Qualidade de Desenvolvimento de Software e Serviço em um grupo de 7 empresas.

 

Em 2015, dentre outro projetos, estivemos a frente das seguintes ações:

  • Núcleo de Gestão do Porto Digital – Implementação em um grupo de 10 empresas embarcadas do Programa de Melhoria da Qualidade de Desenvolvimento de Software e Serviço (portodigital.org).
  • A5 Arquitetura – implementação de novos processos internos baseados no modelo CMMI-SERVICE.
  • DB1 Informática – Implementação de modelos gestão, controle e novos processos internos baseados no modelo CMMI – Developement, implementação do nível B de maturidade do modelo MPS.Br.
  • SG Informática – Implementação de novos processos de atendimento ao cliente, planejamento estratégico, novo modelo de negócio baseados na metodologia CMMI – SERVICE AND DEVELOPMENT .
  • Hotsoft Informática – Implementação de novos processos de atendimento ao cliente, planejamento estratégico, novo modelo de negócio baseados na metodologia CMMI – SERVICE AND DEVELOPMENT.
  • SUB100 Sistemas – Implementação de novos processos de atendimento ao cliente, planejamento estratégico, novo modelo de negócio baseados na metodologia CMMI – SERVICE AND DEVELOPMENT.
  • EMPREL – Empresa Municipal de Informática de Recife – Implementação de novos processos de Gestão, Governança, atendimento ao cliente, planejamento estratégico, novo modelo de serviços baseados na metodologia CMMI – AQUISITION, SERVICE AND DEVELOPMENT.
  • Desenvolvemos uma metodologia de trabalho que ajuda as empresas a terem métodos de gestão que fazem com que o empresário tenha tempo para inovar e crescer. Isso alinhado com uma estratégia de desenvolvimento de serviços novos que vão alavancar a empresa, por exemplos, estamos desenvolvendo um novo sistema de negócio e  um aplicativo para uma empresa que será uma espécie de Easy Taxi para técnicos de manutenção (http://findup.com.br/).
  • Startup – Partipamos ativamente do movimento Startup, tendo vencido vários Startup Weekends, e atualmente temos uma Startup sendo incubada no Abril Plug and Play (Lotebox – http://www.lotebox.co).
  • Participamos da criação do Armazém Digital em Maringá:armazemdigitalmaringa.blogspot.com.br
  • APL de Software Bahia – Atualmente conduzimos a estruturação do APL de TIC de Salvador d Feira de Santana.
  • APL de Software Bahia – Atualmente conduzimos a estruturação do APL de TIC de Belém do Pará.

 

A SWQuality empresa tem como estratégia utilizar o conhecimento nacional e internacional existente sobre Gerenciamento de Projetos, Qualidade de Prestação de Serviços, da Engenharia de Software, Métodos Ágeis, Canvas, LEAN, etc, para desenvolver junto aos seus clientes um programa de trabalho que se adapte às suas realidades e necessidades.

Estamos focados, independente do modelo referência de qualidade, em encontrar e trabalhar junto ao cliente um conjunto de itens para o desenvolvimento de estratégias de crescimento e melhoria dos processos e produtos do mesmo. Como consequência deste trabalho, mais de 90 % das empresas nas quais a SWQuality realiza implantação de melhoria obtêm sucesso no programa. Isto proporciona às mesmas maior visibilidade no mercado, melhoria da qualidade dos seus produtos, atendimento diferenciado ao seu cliente e também, sucesso em avaliações CMMI (Capability Maturity Model Integration) e MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).

A instituição é pioneira na implantação de programas utilizando os modelos de referência MPS.BR/CMMI e a metodologia SCRUM. Ao longo dos anos, a SWQuality tem atendido mais de 300 clientes em todo o território nacional, nos seguintes estados: Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba Rio Grande do Norte e Sergipe, tendo sucesso em grupos de empresas especialmente nos estados de Pernambuco e Paraná. Isto é possível porque a empresa possui uma rede de atendimento com alta capilaridade, abrangendo todo o território nacional e possuindo colaboradores em todas as regiões do país.

Como diferencial competitivo, a mesma tem investido na consultoria de melhoria de processos, buscando novas oportunidades e inovação dentro do modelo de negócios da consultoria e excelência na oferta de produtos e serviços junto aos clientes. Sempre focada na ética, comprometimento, simplicidade e resultados, conseguiu conquistar importantes referências:

  • Credenciada em 2004 pela sociedade de software como Instituição Implementadora e IA-Instituição Avaliadora (experiente) do programa MPS.BR;
  • Credenciada em agosto de 2008 como parceira (SEI Partner) do SEI (Software Engineering Institute), podendo oferecer avaliações CMMI e outros serviços correlatos; Atendeu mais de 300 organizações de software espalhadas por todo o território nacional, capacitando mais de 10.000 pessoas;
  • Participou de implementações e avaliações do MPS.BR, o que corresponde a mais de 40% de todas as empresas avaliadas do MPS.BR no país;
  • Coordenou vários programas cooperados de melhoria de processo de software, em todos atingindo mais de 90% de sucesso;
  • Publicou resultados de seus trabalhos, através de seus colaboradores: centenas de artigos científicos, dissertações e teses reconhecidos pela comunidade acadêmica;
  • Patrocina sites relacionados à engenharia de software (SCRUM, Portal da Qualidade. PROQUALITI, Nerdintelligence), provendo informação, oportunidade de crescimento e discussões;
  • Patrocinou as edições da revista PROQUALITI para gerar conhecimento dentro da área;
  • Participa da elaboração do programa MPS.BR, fazendo parte da ETM (Equipe Técnica do Modelo) e escrevendo vários dos guias doMPS.BR publicados ou em via de publicação.
  • Patrocina o Projeto NordesTInove, que tem por finalidade capacitar as Startups para sobreviver, crescer e prosperar no mercado.
  • Patrocina a SWbooks, editora que tem por objetivo publicar textos, artigos, pesquisas e resultados de trabalhos que envolvam a melhoria da produtividade, desempenho das empresas de tecnologia e serviços.

Todas essas conquistas fazem com que a SWQuality acredite na competitividade do produto e serviços do software brasileiro, e na sua capacidade de globalização.

A SWQuality é uma empresa que desde sua fundação estabeleceu uma parceria forte com Instituições de Ensino e Pesquisa no país e exterior, dentre elas citamos:

  • Universidade Federal de Lavras.
  • Universidade Federal de Pernambuco.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  • Universidade Federal do Pará.
  • Universidade Federal de Goiás.
  • Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Projetos de relevância:

  • Projeto BR- Melhoria de Processo de Software Brasileiro;
  • Curso de Especialização a Distância em CMMI e MPS.BR-COMPGOV;
  • QCP – Qualificação de Componentes e Processos para Componentes;
  • ProjectSpace: Ferramentas para a Gerência de Projetos;
  • Estudo e desenvolvimento de metodologias para a implantação de melhoria de processo em pequenas empresas;
  • Estudo e Definição de Modelos de Processo Compatíveis com os Níveis iniciais dos Modelos CMMI e BRpara Diagnose e Implantação de Melhoria de Processo em Empresas de Pequeno Porte;
  • Estudo e proposta de modelos de cooperativa para implantação de programa de Melhoria de Processo de Software para a indústria de software nacional (foco em pequenas organizações e BRe CMMI);
  • Especificação e Desenvolvimento do Módulo de Definição de Processos em um Ambiente de Implementação de Processos (ImPros);
  • Estudo e Integração de padrões e normas para a qualidade (ISO9000, ISO12207, CMMI,BR, ITIL, BPM etc.).

Como destaque, a SWQuality nos anos de 2004 e 2006 recebeu o Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software, MCT-SEPIN – PBQP (Programa de Brasileiro de Qualidade e Produtividade em Software) pelos projetos:

  • Curso de Especialização à distância em Melhoria de Processo de Software (MPS) – mais de 1.500 pessoas dispersas por todas as regiões brasileiras realizaram este curso;
  • Revista ProQualiti – Qualidade na Produção de Software.